




Café: Muito bom para atletas
22 de fevereiro de 2021
Para um atleta, 1% de chance representa 99% de esperança. A ingestão de café, não apenas pela cafeína, mas pelos demais componentes existentes nesta bebida, beneficia quem pratica exercícios.
A cafeína possui efeitos comprovados, dentre eles:
- Aumenta o rendimento físico de atletas de endurance.
- Aumenta o rendimento em exercícios exaustivo e prolongado.
- Reduz a fadiga.
- Aumento a concentração e o estado de alerta.
Outro ponto é em relação à desidratação: não existe evidencia cientifica que relacione a ingestão de café com níveis significativos de desidratação ou desequilíbrio eletrolítico.
A cafeína é uma das substancia mais estudadas e liberadas para os atletas e funciona como um intensificador do desempenho físico. E tem mais. Hoje a comunidade cientifica discute o quanto de cafeína é necessário para obter uma melhor performance. Ela aumenta a força muscular ao liberar cálcio estocado no músculo e os ácidos clorogênicos e as lactonas afetam a sensação de exaustão. A melhora do desempenho no ambiente controlado de laboratório esta entre 20% a 25%. Segundo Louise Burke, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto do Esporte da Austrália, um atleta consegue um efeito total da substancia a partir de 1mg de cafeína para cada quilo de peso corporal. Então, um homem de 80 kg precisaria de, no mínimo, uma xícara de café.
Especialistas testaram dosagens bem maiores de cafeína (6 ou 13 mg/kg de peso corporal) no rendimento e tempo de exaustão de ciclistas. Foi constatado que todas as doses aumentaram o índices. A cafeína não aumenta diretamente o consumo de oxigênio, mas permite ao atleta treinar mais próximo de sua capacidade máxima e por mais tempo.
Mas não é só a cafeína que ajuda os músculos a usar a gordura como combustível. O café melhora o desempenho em exercícios curtos, quando a resistência não é necessária. Corredores de maratona e triathlon aumentam os níveis de endorfina no cérebro, criando uma forma de autogratificação interna. Isto faz com que o atleta treinado siga adiante ao atingir um ponto máximo de cansaço, que levaria outras pessoas sem treinamento a parar por fadiga. Desta forma, atletas treinados consumindo café diariamente e a longo prazo poderiam ter sua performance aumentada de forma significativa, sem qualquer tipo de doping. Assim, o café, puro ou com leite, quente ou de forma de refresco, é a bebida mais indicada para todo atleta.
Fonte: LIMA, Darcy Roberto. Muito bom para atletas. In: __. 101 razões para tomar café. São Paulo: Café Editora, 2009. cap. 56, p. 91.