




Nossa Assinatura
27 de outubro de 2021
Em outubro de 2017, o Café à Brasileira estava iniciando a atualização de sua logomarca. O tradicional Lettering seria mantido, como elemento referencial à história do café em Porto Alegre, porém, o elemento gráfico que integrava a marca, um grão de café que trazia as cores amarela e verde, estava em processo de renovação. Buscando imprimir um novo significado ao elemento gráfico da marca, já que o próprio café havia passado por uma reforma que transformou seus salões, acrescentando na arquitetura dos ambientes uma “intervenção mais pessoal” de sua proprietária, os estudos remetiam a uma representação diferenciada ao “grão de café”. Casualmente, em encontro com o diretor de Marketing e comercialização de uma empresa de comunicação, a proprietária comentou sobre o processo de reformulação gráfica de sua marca. Um insight surgiu nesta conversa. Já que o café à Brasileira tinha renovados os ambientes de atendimento e recepção, recebendo decoração e detalhes definidos de acordo com a visão de sua proprietária, a marca também deveria seguir este viés. O Café, nesta fase de sua história assumia de maneira definitiva e muito clara, a identidade de sua diretora. Os produtos, serviço, o café...A alma do restaurante expunha uma identidade muito forte. A identidade expressava a personalidade de Ana Paula. Assim, todo o restaurante, seus produtos e serviços deveriam ter a assinatura de sua diretora. O café teria em sua marca, nome, identidade, representatividade e personalidade. Como em qualquer criação, a marca seria a assinatura do autor/criador da mesma.
Agregar a assinatura da Ana Paula? Não seria possível. A marca não poderia ter o Lettering e a assinatura de Ana Paula. Assim, o insight se revela: Imprimir uma marca pessoal. Como?
Da forma mais pessoal e verdadeira: Ana Paula imprimiria suas digitais na marca. Mas ainda faltava descobrir onde inserir as impressões. O Grão de café acabou sendo composto com os traços digitais de Ana Paula. Já que a arte de fazer café do à Brasileira tinha reconhecimento e identidade claros, as impressões digitais representariam todos seus atributos. Atributos estabelecidos pela Ana Paula: Compromisso com a Qualidade de produtos e serviços, ambiente sofisticado e confortável, requinte em todos os detalhes e o atendimento diferenciado da proprietária. Estava solucionada a reformulação do elemento gráfico da marca: Café à Brasileira... Assinado por Ana Paula Fernandes de Sousa. Uma assinatura forte, única. Pessoal. Definitiva.